Espero que essa seja a última e não dê a impressão de que eu tenho uma sina com coletivos.
Peguei o coletivo na estação terminal do Valongo em Santos. Nesse momento o ônibus estava vazio, mas foi apenas até parar na porta de uma igreja evangélica.
Entrou tanta gente, que o ônibus ficou cerca de 10 minutos parado. Vendo as pessoas passar pela roleta, aprendi várias coisas, como: "Jesus é Vida", "Senhor está ao seu Lado", "Gritem: Jesus!", ou ainda "Levantem a bandeira de Jesus, ele é Fiel". Achei por alguns instantes que fosse uma torcida organizada.
O garoto dizia que estava com uma mania de freqüentar livrarias e ficar lendo os livros sem pagar, e que isso era muito legal. Nesse momento começou a dizer sobre os livros que já havia lido e o quão interessantes eram.
Ele disse para o colega ao lado: - Li 40 páginas de um livro que tinha na capa uns desenhos estranhos, bem confusos que não entendi bem e o nome do autor também não lembro, acho que era gringo.
O colega indagou, dizendo: - Mas o livro estava em português?
E empolgadíssimo dizia: - Para a Salvação!
Nesse momento já me preocupava que houvesse algum tipo de indagação ou que ele quisesse treinar seus novos conhecimentos comigo. Mas não, ele seguiu falando e eu como não posso fechar os ouvidos, segui ouvindo.
O garoto terminou dizendo: -É que havia um segurança me olhando e como já estava lendo o livro há quase uma hora, achei melhor sair... E sabe que mais, Jesus é fiel e vai entender!